Open Delivery apresenta novas funcionalidades e melhorias para os padrões de cardápio e de pedidos

Open Delivery apresenta novas funcionalidades e melhorias para os padrões de cardápio e de pedidos

Versão V1.0.1 das API’s já está disponível para implementação por softwares de gestão, marketplaces e outras plataformas que participam dessa operação

Lançado em julho de 2021, umas das primeiras soluções disponibilizadas pelo Open Delivery para o mercado foram os padrões, APIs, que otimizam a gestão das informações de cardápios e da operação dos pedidos de delivery no Brasil, uniformizando a comunicação entre diferentes plataformas que participam deste tipo de serviço. Com pouco mais de 6 meses de implementação pelos primeiros softwares de gestão, de logística e marketplaces, o padrão de cardápio e pedidos do Open Delivery já passou por melhorias e a nova versão (V1.0.1) foi disponibilizada nesta segunda-feira, 1º de agosto no site oficial do projeto.

Baseando-se na proposta do Open Delivery, estabelecimentos comerciais, softwares de gestão e logística, marketplaces e outros e-commerces podem ter uma operação mais eficiente, integrada e com melhores condições de mercado para captar novos clientes. É um movimento que coloca todas as empresas em sintonia, favorecendo trocas de informações e uma comunicação transparente.

Confira as novidades da atualização dos padrões de cardápio e pedidos e entenda melhor cada uma delas:

  • Entregas Agendadas: Permite que o originador de pedidos indique ao software de gestão que o consumidor escolheu receber o pedido num horário agendado, e não de maneira instantânea.

Com isso foi criado um novo campo chamado ‘serviceTiming’ na entidade ‘service’ do Merchant (GET /v1/merchant), para indicar se o Merchant aceita entrega agendadas ou não e as janelas de agendamento.

Também foi modificado o pedido (GET /v1/orders/{orderId}), incluindo um novo objeto ‘schedule’ para tratar esse novo tipo de entrega.

  • Novo tipo de Entrega INDOOR: Esta nova opção visa os pedidos que serão consumidos dentro do estabelecimento, podendo indicar uma mesa ou balcão.

O tipo INDOOR será um novo ‘type’ da entidade ‘service’ do Merchant (GET /v1/merchant), se juntando as opções DELIVERY e TAKEOUT.

O pedido (GET /v1/orders/{orderId}) também foi alterado, incluindo um novo objeto ‘indoor’ para tratar esse novo tipo de entrega.

  • Rota para Onboarding do merchant: Foi criado o endpoint PUT /v1/merchantOnboarding que deve ser utilizado para que o software de gestão efetue o envio das informações do webhook de recebimento de eventos do pedido e do endpoint GET /v1/merchant (URL e API_KEY) para o originador de pedido.
  • Rotas para verificação de versão das APIs implementadas nos sistemas: Com a introdução de novas versões, foram criados dois novos endpoint: GET /v1/versions/orderingApp e GET /v1/versions/merchant com a finalidade de obter a versão atualmente utilizada pelas plataformas, uma especifica para o Originador de Pedido e uma específica para o Software do estabelecimento.  Assim as partes podem verificar antecipadamente qual versão cada lado está utilizando.
  • Inclusão de campo ‘status’ nas entidades Item, ItemOffer e Option: Permite ‘ligar’ e ‘desligar’ as entidades acima sem a necessidade de removê-las do menu.

O campo foi adicionado nas entidades ‘item’, ‘itemOffer’ e ‘option’ do endpoint GET /v1/merchant

Outras mudanças:

  • Inclusão de código de erro HTTP 422: Unprocessable Entity: O código poderá ser utilizado para negar eventos que já foram processados anteriormente e estão sendo reenviados para o originador de pedidos.

O código foi adicionado nos endpoint de eventos do pedido.

  • Inclusão de código de erro HTTP 204: No content:

Incluídos nos endpoint que não possuem retornos.

  • Correções e melhorias gerais:

Alguns campos tiveram as descrições revisadas. Alguns exemplos foram corrigidos.

Com essas atualizações, o Open Delivery se reforça, cada vez mais, como um padrão de excelência para o mercado, sendo a aposta de mais de 50 empresas que investem e aderem ao projeto. Conheça aqui alguns de nossos parceiros.

Sobre o Open Delivery:

O Open Delivery surgiu da missão da Abrasel de ajudar a transformar o Brasil um país mais simples de empreender.

Para isso, foram lançadas diversas APIs, códigos prontos e abertos para o mercado, com a intenção de padronizar as informações e processos dentro dos sistemas e plataformas que fazem parte da cadeia do delivery no Brasil. Isso facilita a comunicação entre elas e torna o processo mais prático, barato e potente para todos os elos desse processo.

Portanto, fique atento e desenvolva já os padrões Open Delivery. A documentação técnica para implementação da V1.0.1 está disponível em: https://abrasel-nacional.github.io/docs/#section/Changelog.

Conheça os outros padrões lançados pelo Open Delivery em: https://abrasel-nacional.github.io/docs/beta/.